Com a pesquisa que fiz para escrever sobre a "Decadence avec elegance" descobri um outro estilo que também vai pegar forte no ano de 2010, apesar de já estar sendo usado há séculos, mas achei sinistro como na verdade o Decadence se baseia nos mesmos conceitos, práticamente tudo igual não fosse o acréscimo do Feng-shui.
Não sei se a "Decadence"é releitura do "Wabi" ou se é o contrário, só sei que uma com certeza deriva da outra, pois são muitos pontos comuns.
Pra começar, vamos outra vez de traduçãozinha básica;
"wabi" quer dizer coisas simples e frescas, enquanto "sabi" significa coisas cuja beleza foi adquirida com a idade. Sua filosofia consiste em viver de forma modesta e aprender a sentir-se satisfeito com aquilo que tem depois de eliminado o supérfluo, encontrar beleza na imperfeição,valorizar mais a beleza singular, aquela que é naturalmente bela; do que aquela que é obviamente bela, mas que foi artificialmente construída.
O wabi-sabi tem suas raízes na antiga arte japonesa de viver e decorar, a técnica tenta minimizar o stress e a preocupação que enfrentamos dia após dia e é quase uma crítica a ostentação, alta-tecnologia e design contemporâneo.
Este estilo de decoração surgiu durante o século XV no Japão e sua real essencia era uma protesto silencioso em oposição à riqueza e luxo emergentes, era a valoração da simplicidade, natureza e autenticidade e estando intimamente ligado ao budismo-zen tinha como objetivo transmitir energias positivas e espiritualidade para o lar e seus habitantes.
Para ser um verdadeiro adepto ao wabi-sabi deve-se colocar de lado a busca da perfeição e passar a enxergar a beleza das coisas tal qual elas são, para isso a decoração wabi-sabi are mão de ambientes com muitos objetos decorativos e ruídos visuais, pois isso tira a característica de santuário do lar em questão.
Gostou do que leu? Quer colocar em prática? Entáo lá vai algumas dicas:
- A paleta de cores da casa devem estar entre os tons de terra, mas sem esquecer que o branco está sempre presente, pois é a cor luz.
- Utilize materiais naturais, como madeira, pedra, barro, lã, algodão cru, linho, caxemira, papel de arroz...
- Não esqueça das mobílias e objetos reciclados ou reaproveitados.
- Tenha sempre artesanatos feitos manualmente, desses de feirinhas.
- melhore o isolamento acústico de seu lar, não permita que os sons e ruídos da rua o adentrem sem permição.
- Deixe a casa sempre organizada e doe o que não está mais sendo usado.
- Prefira as formas irregulares.
- Aprecie a imperfeição e lembre-se de compor os ambientes tentando trazer a natureza sempre para dentro de seu lar.
7 comentários:
Oi, Carol, tudo bem, é a Carol tbm! Só passei para dizer q/ mais uma vez adorei o assunto da sua postagem! Adoro seu blog, à começar pelo nome!
Bjs: Carol Carneiro
Vai lá no meu depois, gata! blogcarolcarneiro.blogspot.com
Oi Carol,
Eu simplesmente adorei, tudo tão bem explicadinho e cada foto. Adorei, passo sempre aqui, embora nem sempre comente, tô sempre na correria. Adoro tudo é sempre feito com carinho, dá pra perceber.
Beijocas,
Cris João
(www.recomadres.blogspot.com)
Outra postagem super show, Carolzita! Adorei conhecer mais sobre o Wabi-Sabi!!
Bjus, Lu
Oi flor!
Nossa eu AMEEEEEI essas idéias!
Muito lindas mesmo..
adoro essas coisas mais rústicas e ambientes com tons terrosos!
Passa la no meu blog depois.. também postei umas coisinhas bem bunitinhas!!
Bejo, querida. ;D
OI, Carol !
Amei seu blog! Tem coisas lindas !
Sou sua seguidora...quando puder, dáuma passadinhano meu humilde bloguinho....hehehe
beijocas, Helena ( Curitiba- PR )
http://diaadiacorridinho.blogspot.com
Carol sou uma mulher wabi-sabi e nem sabia.
Gostei do seu Cafofo.
Gde beijo
OI Carol, tudo bem?!
Menina que coincidência, ainda ontem eu entrei no site de uma revista aqui da Suécia (http://www.skonahem.com/inredningskurser/feng-shui-och-wabi-sabi/) e vi uma reportagem sobre esse, para mim até então desconhecido estilo "wabi sabi" . Hoje entrei no seu blog e dei de cara com uma boa aula sobre o assunto:) Muito bom!
Beijos
Postar um comentário