9 de outubro de 2010

Casa Curutchet

Oi?? Posso até ouvir os sonsinhos de "hã?!" "Casa curuquê??" rsrsrsrs... Mas é isso mesmo, o nome é esse... desse jeitinho!
Bom... como eu conheci a casa Curutchet?? Eu bem que poderia dar uma firulada na conversa e dizer que foi estudando as obras de Le Corbusier, mas a verdade é que eu sou mooorta de preguiça pra ler, então fico perguntando tudo pra todo mundo...
Há um tempinho atrás eu queria muito fazer um projeto de design com uma árvore dentro de casa, mas pra quem? Ninguém quer!! E como defender isso sem repertório? Foi aí que comentei com a Nora (minha best friend argentina, já falei dela aqui) e ela, cheia de cultura, me falou sobre a casa Curutchet... Se Le Corbusier fez uma coisa do tipo... então o repertório estava pronto e aprovado!!
Ai Norita... sempre me mostrando a luz da sabedoria!!
Achei o projeto tão mega cool, que achei injusto não compartilhar a informação... Então, vamos a casa Curutchet...

















Esse nome estranho não tem nenhum significado, viu gente?? Não adianta jogar no Google translator... rsrsrs... Curutchet, ou melhor... Pedro Curutchet, é o nome do cliente (o dono da casa) de Le Corbusier. A casa fica em La Plata, Argentina, e foi projetada entre
1948 e 1949.

 












O Dr. Curutchet também não é um cliente qualquer. Interessado em música e arte contemporânea, proprietário de um pequeno avião, é um típico “homem moderno”. Estudioso de ergonomia, da estrutura e da forma aplicada ao desenho de objetos, o cirurgião cria seus próprios instrumentos cirúrgicos. Também como médico, admirava as preocupações de Le Corbusier com relação a insolação e higiene. Provavelmente tais características, a identidade de interesses e a grande admiração expliquem sua opção pelo mestre franco-suíço. Até hoje a Casa Curutchet é um contraste com o local onde está situada, suas linhas modernas e exclusivas chamam atenção e nos faz pensar no quanto Le Corbusier estava à frente de seu tempo.





















“Olho (o projeto) e em cada detalhe descubro um novo interesse, um novo espelho de
diáfana beleza intelectual. Desde já compreendo que viverei uma nova vida, e, mais adiante,
espero assimilar plenamente a substância artística desta jóia arquitetônica.”
(Carta do Dr.
Curutchet a Le Corbusier, junho de 1949.)
Descobri esse videozinho... é mega legal e ilustrativo! vale o tempo...



Nenhum comentário:

VOCÊ LEMBRA DISSO?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...