6 de março de 2010

Mezanino pra que te quero!

Mezanino é todo piso que intermedia dois espaços, normalmente, num mesmo pavimento. Normalmente sua área é 60% da área da construção total, por este motivo o mezanino é frequentemente utilizado com a finalidade de aumentar a área utilitária do imóvel.
Quando pensamos em fazer um mezanino devemos considerar algumas coisas como o material utilizado, a forma de acesso, a real necessidade deste e por último, mas não menos importante, a segurança.
A estrutura do mezanino pode ser feita de aço ou ferro, para garantir a segurança quando o ambiente do mezanino não é apenas destinado a área de dormir, pois quando sua estrutura é feita de madeira o mezanino terá limitações de peso e volume, além de que estará mais suscetível a riscos como a rápida propagação de incêndio, insetos, roedores etc.
É muito importante lembrar que o pé-direito do local onde se petende fazer o mezanino tem que ser alto, pelo menos duplo, caso o mezanino vá abrigar, defato, um outro ambiente. No caso do Apresentador Zeca Camargo, por exemplo, o mezanino abriga uma área de leitura e está sobre um vão na sala:

Zeca Camargo utilizou o mezanino para acomodar seus livros e criar um espaço de leitura aconchegante. A estante acompanha o pé direito. A chaise Barcelona isola a escada.

Mas para quem apenas desejar otimizar um espaço, já existente e sem pé-direito duplo, também tem jeito! Onde? Num quarto, por exemplo, a cama pode ser num nível mais elevado, enquanto o espaço que ela ''ocuparia'' fica livre para outra função...
Além de abrir o espaço que antes era utilizado pela cama, o ''mezanino'' conta com uma escada utilitária formada por gavetas que acomodam objetos diversos.

Aproveitamento total, sem esquecer do fator estético!





Neste mezanino o espaço de baixo acomoda outro cômodo, como banheiro, sala, escritório etc. Apenas a parede de sustentção central do telhado tem pé direito duplo e é exatamente neste local que o mezanino é locado, além disso, a proximidade com o telhado trouxe ao proprietário a possibilidade de colocar uma clarabóia sobre a área de dormir!! Nada poderia ser mais funcional!

7 comentários:

Carmen ACHADOS DE DECORAÇÃO disse...

Adoro esses mezaninos que se transformam em quarto, amo! meu pai fez um para a minha mãe, na lavanderia dela, para montar seu ateliê. Ficou fofo!!! bjs bom fds

Déa disse...

Poltrona Fjord no mezanino de Zeca Camargo, gostei...rs. Aproveitamento e criatividade nos mezaninos em quartos... Mui bom!

Nárriman disse...

Carol, esse seu post veio sobre medida p/ mim: estou precisando de imagens de camas com escrivaninhas embaixo; cheguei a fazer uma postagem a respeito, recentemente. Valeu!
Bjs!

Carol Carneiro disse...

Adorei, Carol! Queria um assim p/ mim...bjs: Carol Carneiro

Natália disse...

Oi Carol!

Adorei a ideia...o p&b então! amei!
bjoaks,NA

Fred disse...

Ei prima ... to fazendo o projeto do meu quarto e vou fazer um mezanino ..

acho que vai ficar legal ..
depois que eu desenhar eu te mando o modelo pra vc me dar umas dicas..
tem tempo ainda, pois o pedreiro ainda vai fazer o basico do quarto antes dos acabamentos que com certesa vc que vai criar ...

bjbojbojbobjobjobjobjbo

muitos beijos ..

Patricia Melo disse...

Sou apaixonada por mezaninos e morro de vontade de ter um. Em sabe este ano não rola,vamos ver...

Bjs e ótimo post

VOCÊ LEMBRA DISSO?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...