9 de outubro de 2009

Verner Panton

Poltrona "heart"... Eu preciso de uma dessas!!
Escolhi essa fofura pra fazer de trabalho final deste módulo do curso de design!!
Vou colocar uma Barbie pelada sentada nela!! quando estiver prontinha tiro a foto pra comparar com a do catálogo oficial!!


























Se hoje as criações de nomes como Philippe Starck, Ron Arad e Karim Rashid, entre outros expoentes do design contemporâneo, causam simpatia e divertimento, o quê dizer de peças que foram produzidas há mais de 50 anos? Verner Panton (1926-1998), um dos mais importantes e inovadores designers da segunda metade do século 20, se tornou expert em atribuir um tom lúdico a peças nascidas na era pré-tecnológica.
Nascido em 1926, em Gamtofte, Dinamarca, freqüentou a Escola Técnica de Odense e graduou-se em Arquitetura na Academy of Art de Copenhagen. De 1950 a 1952 trabalhou com Arne Jacobsen, contribuindo para o design da legendária cadeira "The Ant". Trabalhando como arquiteto e designer autônomo em inúmeros países europeus, suas criações baseadas em formas geométricas e produzidas à mão pela Plus-Linje atraíram e despertaram as atenções do mundo inteiro.
Seu design apresentou uma tendência "flamboyant" (ramificação do gótico) na forma e estilo e um assumido interesse no que é novo. É Panton quem começa a revolução pop no mobiliário cool da época: trabalha com plástico, poliuretano, espuma. Quer quebrar a rigidez do ferro e dar 'humor às formas das coisas'. Para ele, era inconcebível sentar num sofá bege e quadrado. Influenciado pelo design italiano e norte-americano, ele cria peças como a cadeira "Cone" (1958), semelhante a uma casquinha de sorvete, que desafia a lei da gravidade (o apoio é centrado no ponto mais estreito da base).
Dois anos depois lança aquela que seria sua mais famosa criação: a cadeira "Panton", um dos ícones da Pop Art. Em forma de um S, ela havia sido desenhada em 55, mas só veio ao mundo nos 60. É o exemplo perfeito de se estar no local exato, na época exata. A liberdade da cadeira Panton representava justamente o que os 60's pregavam. Era lançada, ali, a primeira cadeira de plástico feita de uma só peça, unificada tanto na forma quanto no material.
Trata-se de um módulo versátil, leve e confortável, que muda de papel conforme as necessidades do momento: passa de cadeira à mesa e vai até onde a imaginação de cada um alcançar. É feito com um bloco único de polietileno, que se apresenta tal qual uma escultura totalmente limpa, em seis cores marcantes. Quando justapostos, na posição de poltrona, os módulos podem compor sofás de dois ou mais lugares. Como dizia Panton "sentar poderá vir a ser uma experiência tão excitante e divertida quanto brincar".

























VOCÊ LEMBRA DISSO?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...